Gran Canaria
Sítio Web Oficial do Turismo de Gran Canaria
Silueta Gran Canaria Site Map
Gran Canaria
Já estou aqui

Santa Brígida

Villa de Santa Brígida

A Vila de Santa Brígida está localizada a 14 quilómetros de Las Palmas de Gran Canaria. O núcleo urbano de Santa Brígida está situado num precipício com magníficos palmeirais, origem da sua toponímia pré-hispânica: Sataute.

Actualmente, em Santa Brígida mistura-se um passado agrícola e um presente residencial, já que se podem apreciar espectaculares vilas e vivendas que conservam os elementos da arquitectura tradicional.

Se decidir dar um passeio pelo centro da povoação, pode visitar a Igreja Paroquial de Santa Brígida, um templo de características neo-góticas na sua estrutura exterior e situado no local onde foi fundada a primeira ermida da vila, no ano de 1522. Mas se, além disso, visitar a vila durante o fim-de-semana, também não pode deixar de dar um pulo à feira no centro urbano, onde habitantes locais e visitantes vêm comprar produtos da terra, uma grande variedade de queijos, pão saloio, marmeladas, mel artesanal e confeitaria diversa. Horário: Sábados das 08.00 às 20.00 e Domingos das 08.00 às 14.00.

Santa Brígida é conhecida, também, pela sua riqueza paisagística, com  destaque para o Monumento Natural de Bandama (situado a poucos  quilómetros da Vila), uma caldeira vulcânica extinta, com uma  profundidade de 200 metros e um diâmetro de um quilómetro, que oferece  magníficas vistas das zonas Centro, Norte e Leste da Ilha.

Nas proximidades de Bandama, encontra-se Atalaya de Santa Brígida, um conjunto de casas gruta que remonta à época pré-hispânica e onde, actualmente, se elabora, com técnicas muito antigas, a cerâmica que se utilizava na maioria dos lares da ilha. Aqui os oleiros são conhecidos como louceiros e a olaria como louça. Além disso, ainda existe o Museu Ecológico Casa Panchito, com uma importante colecção de peças de artesanato.

O visitante não deve despedir-se nem terminar a sua excursão sem visitar  a Casa do Vinho, em pleno centro histórico de Santa Brígida, onde  poderá degustar os vinhos de denominação de origem da região da Gran  Canaria. Horário: de segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 14:00 horas. As visitas  para grupos de mais de 10 pessoas devem ser marcadas previamente.

FacebookYouTubeTwitterInstagram

Mais informações

Os cookies permitem-lhe oferecer um melhor conteúdo. Ao utilizar os nossos serviços aceita a sua utilização. Se continuar a navegar, entendemos que aceita a sua utilização.