Gran Canaria
Sítio Web Oficial do Turismo de Gran Canaria
Silueta Gran Canaria Site Map
Gran Canaria
Já estou aqui

La Aldea de San Nicolás

La Aldea de San Nicolás

A Aldea de San Nicolás tem uma área de 139 quilómetros quadrados. Vai da costa ao interior e a sua altitude é de 340 metros acima do nível do mar. Está cercada nos seus limites Norte e Leste por escarpas e precipícios e estende-se de Norte para Sul numa franja costeira irregular de 33 quilómetros. Trata-se de uma costa bastante acidentada, alta, rochosa e com praias ou pequenas enseadas que correspondem às desembocaduras de precipícios ou de pequenos barrancos.

Um passeio pelo município de Aldea de San Nicolás permite ao visitante apreciar a arquitectura popular canária que se espalha pelo antigo centro da Vila: as casas de pedra e de barro, dos séculos XVII e XVIII, e as casas de sacada do século XVIII. São bons exemplos disto a Casa del Balcón, a primeira casa do centro urbano, as Casas Blancas e a Casa do Corredor. 

No município é muito popular o Museu Vivo. Trata-se de uma encenação da cultura e das tradições Canárias, que se realiza ao vivo: a debulha com animais, a preparação do pão num forno tradicional, a ordenha de cabras, a degustação de leite com papas de milho (gofio) ou o fabrico do queijo.

Mas também o legado autóctone é muito importante em Aldea. No Complexo Arqueológico de Los Caserones foi encontrada uma rica colecção de pintaderas (selos em metal) e ídolos de barro e de pedra, que actualmente estão expostos no Museu Canário, em Las Palmas de Gran Canaria. 

Recomenda-se uma visita às antigas bacias de debulhe, às minas de água situadas no Precipício de Tocodomán, aos quatro moinhos de moer farinha, de vento e de água; aos fornos de cal, alcatrão e pão, e ao alambique para a destilação de rum, que laborou entre 1936 e 1958, na Praia de Aldea. 

Em Aldea de San Nicolás é extraordinário o cultivo aerófito (cultivo de tomates e de beringelas no ar), único na Europa.

Ao longo dos 33 quilómetros da costa de Aldea de San Nicolás alternam praias rochosas, pequenas enseadas, pequenas grutas e praias de areia. Na sua maioria são praias pouco frequentadas, que se mantêm intactas numa paisagem natural quase virgem. 

Destacam-se a Praia de Aldea, a mais visitada por estar situada na aldeia, as Praias de Tasarte e Tasartico, e, muito especialmente, as praias de Gui Gui, de grande beleza pela paisagem que as envolve.

FacebookYouTubeTwitterInstagram

Cactualdea

Mais informações

Os cookies permitem-lhe oferecer um melhor conteúdo. Ao utilizar os nossos serviços aceita a sua utilização. Se continuar a navegar, entendemos que aceita a sua utilização.